O que é um domínio?

O domínio é a porta de entrada para as pessoas acessarem o seu site, é fundamental que o seu domínio faça referência à sua empresa, seu trabalho ou seu produto. Quando se compreende o que é o seu domínio e seu funcionamento, você consegue ter vantagens como:

Visibilidade Online

Um domínio registrado ajuda as pessoas a se identificarem com o seu negócio, tornando mais fácil a sua localização na internet.

E-mail Profissional

Você pode criar e-mails profissionais com o seu domínio, o que traz muito mais credibilidade e confiança para o seu negócio do que usar os e-mails gratuitos como @gmail.com, @hotmail.com, @yahoo.com e etc…

SEO – Search Engine Optimization

Essa é uma das técnicas mais empregadas para deixar o seu site melhor posicionado nos mecanismos de buscas do Google, e um domínio personalizado com o seu nome ou da sua empresa, será mais fácil de ser localizado.

Então, basicamente o domínio é o nome do seu site, o seu endereço na internet e dos seus e-mails.

A anatomia de um domínio pode ser divida em até três partes

Anatomia do domínio - Meu Site Imobiliário

Domínio

Essa é a parte que você tem mais liberdade de criação, é importante que o nome seja curto, amigável e fácil de lembrar, afinal de contas ele deve representar o que você quer comunicar.

Extensão

Essa é a parte do domínio que determina a categoria que ele pertence, ela ajuda na representação da sua marca e do seu negócio, indicando seu o seu domínio é voltado para a área comercial, educação, governamental, dentre outras opções.

Código do país

Esse código de duas letras, normalmente indicam o país de origem do domínio e apesar delas indicarem a sua nacionalidade, algumas também se aplicam para outros fins, veja exemplo:

.tv – Originalmente é o código de Tuvalu, porém também é muito utilizada para conteúdo de mídia visual.
.cc – Originalmente é o código da Colômbia porém também é utilizada por corporações e companhias de todo segmento.
.bz – Originalmente é o código de Belize porém é interpretada como “business”, é, é usada por empresas de negócios.

Extensões de domínio personalizados

Hoje já é possível registrar domínios personalizados com o nome das cidades como por exemplo: sampa.br para a cidade de São Paulo.

Esse tipo de domínio traz vantagens adicionais, mais visibilidade regional para o seu negócio e um posicionamento mais relevante que outros concorrentes com extensao.com.br.

Dicas para registrar um domínio

– Procure usar um nome curto e de fácil memorização;
– Evitar nomes muito extensos;
– Procure um nome que tenha relação com o seu negócio;
– Evitar nomes que tenham acentuação, hífen e/ou cedilha;

Uma boa prática para garantir exclusividade, e que o seu concorrente não registre um domínio igual ou semelhante ao seu, é registrar o mesmo domínio escolhido em outras extensões como: .com.br – .com – .net

Esta publicação possui 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *